Não culpe o outro pelas suas próprias expectativas

image

Por um certo tempo pensei que fosse errado criar esperanças. Isso é basicamente o que querem que a gente pense. Que não podemos criar esperanças, expectativas e muito menos esperar o melhor dos outros. Afinal, ninguém pode correr o risco de se decepcionar, né?

O que muita gente não pensa é que o problema não está em esperar o melhor dos outros. O problema acontece quando culpamos o outro caso ele não cumpra a nossa expectativa.

Eu tenho sim o direito de querer que algo dê certo, esperar que isso aconteça e não me contentar com menos do que eu acho que mereço. Acontece que a outra pessoa também tem o direito de querer algo diferente que eu, além de não ter obrigação alguma de cumprir as expectativas criadas por mim. E não há nada de errado nisso, muito menos quer dizer que você errou em algum momento.

Nada mais normal que pessoas diferentes terem objetivos de vida diferentes, felizmente ou não. E não é porque não teve o fim que você queria que necessariamente tenha dado errado. Aceitar tudo isso não é fácil, mas culpar os outros pelas suas próprias frustrações consegue ser ainda pior.

Deixe um comentário

